CADASTRO

 

SEIS MOTIVOS PARA SER POLICIAL

1. A Estabilidade

Por fazerem parte do serviço público, os policiais têm direito à estabilidade, o que significa que não podem ser demitidos como ocorre em uma empresa privada, onde o patrão, mesmo sem justa causa, pode dispensar seu funcionário. Para que um policial seja demitido, é preciso que haja todo um processo administrativo que prove que ele cometeu uma infração que o incompatibiliza com a profissão, sendo penalizado com a demissão.

2. Liderança Social

Geralmente o policial é tido como referência na comunidade que convive: por serem agentes do Estado com certos poderes e prerrogativas, tendem a ser respeitados como tal, possibilitando se destacar como lideranças locais – lembrando sempre que este status gera algumas responsabilidades.

3. Salário Garantido

No passado recente do país não existe histórico de polícias que tenham atrasado o salário dos seus policiais. Mesmo geralmente não ganhando o que exige a função, os policiais têm a garantia mensal de recebimento, o que facilita operações de crédito como financiamentos, consórcios, empréstimos etc (que, se necessárias, devem ser planejados com toda cautela).

4. Serviço público

Embora nem sempre seja reconhecido pelo que faz, a maioria dos policiais têm orgulho do trabalho que desempenha. Isto porque é do cotidiano policial servir a pessoas que passam por dificuldades onde até mesmo suas vidas estão em jogo. Se a polícia é criticada muitas vezes gratuitamente por alguns setores da sociedade, compensa enfrentar estas insatisfações no sentimento de agradecimento de uma vítima que o policial salva em uma ocorrência.

5. Carreira

A profissão policial é organizada em carreiras. Ou seja: quando você faz o concurso para soldado da PM, por exemplo, após determinado período de tempo, preenchendo certos requisitos, o policial é promovido a cabo, depois a sargento e assim sucessivamente. Em algumas corporações esta promoção ocorre mais rápido que outras. Mas sempre há esta progressão na carreira, garantindo aumento salarial e mudança nas funções exercidas

6. Companheirismo

Policiais dificilmente ficam necessitados e desabrigados: por ser uma profissão em que muitos homens e mulheres atuam, passando por necessidades juntos, existe um sentimento de família entre os colegas. Não dá para imaginar um policial chegar em qualquer cidade do Brasil (ou até do mundo) e não encontrar uma delegacia ou quartel para ter apoio e ajuda.